O Encontro
A necessidade de produzir mais em menos área é uma realidade para a pecuária brasileira. O mercado e a legislação ambiental conduzem para essa estratégia. Tudo começa na formação, reforma ou manutenção das pastagens, que em grande parte do nosso território estão degradadas e nunca viram um grama de fertilizante.
Em função desse cenário, e à carência de encontros focados na adubação de pastagens, a Scot Consultoria / Tec-Fértil organizaram o Encontro de Adubação de Pastagens.
O encontro reuniu profissionais ligados ao mundo das pastagens, aonde expuseram de maneira objetiva as novas tecnologias, manejo e tendências na área.
Os melhores profissionais debateram durante os dois dias, o que deve e o que não deve ser feito na adubação de pastagens.
1º Treinamento com o Software SBM "Recomendações de Correção e Adubação de Solos da Pastagem com Base no Modelo de Balanço de Massa"
Treinamento com Adilson de Paula Almeida Aguiar (Consultor e Professor) e Mateus Contatto Caseta (Consultor).
Desenvolvido em Parceria com a CONSUPEC, O SBM possibilita a inclusão do índice pluviométrico e da análise de solo da propriedade em questão, as metas de produtividade em unidades animais/ha ou em litros de leite ou kg de carne/ha, composição química da forragem e dos suplementos utilizados, a quantidade de suplementos que entram no sistema, as eficiências de conversão dos insumos, entre outros, e o modelo calcula as doses de calcário de N (Nitrogênio), P (Fósforo), K (Potássio), S (Enxofre) e micronutrientes para as metas estabelecidas. As doses de corretivos e fertilizantes calculadas pelo balanço são sustentáveis em suas dimensões técnica, econômica e ambiental.
O que é Balanço de Massa: é um modelo matemático que possibilita a inclusão de todos os compartimentos de um ecossistema de pastagem, que são a atmosfera, o solo, a planta forrageira, o animal e os insumos utilizados (suplementos, corretivos e fertilizantes). Estes compartimentos contribuem com entradas e com saídas de nutrientes que ciclam no sistema da pastagem.